Você sabe quais as diferenças entre rosca métrica e rosca polegada?

A rosca é um dos principais elementos presentes em um parafuso, por meio dela é possível identificar conjuntos de fixadores para as mais variadas aplicações.

Os fixadores que possuem rosca métrica e rosca polegada (UNC, UNF, BSW e BSF) são usualmente conhecidos como parafusos para máquina (MA), pois na maioria dos casos são utilizados para união de duas ou mais peças, necessitando a utilização de porca e/ou contra peça para garantir o aperto.

As roscas métricas são identificadas pelo passo, ou seja, a distância entre um filete e outro, já as roscas polegadas são mensuradas em fios por polegadas, isto é, quantos filetes de rosca cabem em uma polegada (25,40 mm). As roscas do sistema polegada são divididas em padrão americano (UNF e UNF) e padrão britânico (BSW e BSF).

Ainda no que tange as características das roscas polegadas, elas podem se diferenciar em rosca grossa (UNC e BSW) e rosca fina (UNF e BSF), sendo que as roscas grossas apresentam menos fios por polegada do que uma rosca fina.

A melhor maneira de identificar se uma rosca é métrica ou polegada é utilizando um pente de rosca, visto que as roscas métricas, UNC e UNF possuem o mesmo ângulo de filete (60°), já as roscas BSW e BSF possuem um ângulo diferente (55°).