Montagem

Utilização da Parafusadeira

Para a correta aplicação dos fixadores autoperfurantes Manzato, exige-se a utilização de uma parafusadeira (1.800 a 2.500 rpm) com sistema de embreagem, batente plástico (stop) e gatilho progressivo (figura 1), disponível no mercado nacional.
Após a colocação de um soquete magnético (figura 2), posicionar a parafusadeira perpendicularmente à base do material (telha), aplicando pressão sobre ela (figura 3A).

Utilizar o gatilho progressivo até a broca se estabilizar no furo, para então aplicar a velocidade total.

Quando o batente (stop) entrar em contato com a telha (figura 3B), a parafusadeira acionará o sistema de embreagem, que fará com que ela gire “em falso”.

Quando isso ocorrer, a aplicação estará terminada.

IMPORTANTE
É comum encontrarmos casos em que os operadores arrancam o batente plástico (stop) da parafusadeira, ou mesmo adaptam o soquete magnético em uma furadeira. Neste caso, não nos responsabilizamos pelo resultado obtido, que comprometerá o sistema de vedação de nossos produtos.

 

parafusadeira.jpg

 

 

 

Regulagem da Profundidade do Batente

Inicialmente, é necessário ajustar a profundidade do batente (stop), para que não haja o esmagamento ou sub-aperto da arruela de vedação.

Coloque um fixador autoperfurante Manzato no soquete instalado na parafusadeira. Regule o batente (stop), aumentando ou diminuindo sua profundidade, até atingir a mesma altura da cabeça do fixador.

Faça algumas aplicações experimentais para certificar-se do resultado. A arruela de vedação não pode jamais apresentar sub-aperto ou esmagamento. Uma leve pressão sobre a arruela de vedação é suficiente para garantir uma vedação plena.

   montagem.jpg

 

Distinção entre Fixadores Normais e de Costura

Os fixadores normais possuem várias medidas com pontas autoperfurantes, números 2, 3, 4 e 5, que servem para a fixação das telhas nas terças de apoio.

Os fixadores de costura possuem uma única medida (1/4–14 x7/8) e pontas perfurantes número 1, que têm a finalidade única de unir as telhas quando há sobreposição das mesmas, desde que a somatória das espessuras de ambas as telhas seja de, no mínimo, 1,00 mm.

Visualmente os fixadores de costura possuem uma ponta mais fina do que sua rosca (figura 9). Isto faz com que a telha de baixo seja puxada de encontro à de cima, desempenhando a função que chamamos de “costura” entre as telhas.

 

costura.jpg

 

download_icone.jpg